Tudo sobre ventilador axial
O ventilador axial é um dos ventiladores industriais, equipamentos essenciais em fábricas e indústrias. Contudo, compreender a dinâmica de cada modelo é importante para aproveitar ao máximo as funcionalidades do aparelho e a correta aplicação.
Uma das funções desse modelo é movimentar e renovar o ar dos ambientes, eliminando partículas de fumaças, vapores e gases. Mas esse é apenas um dos benefícios do equipamento!
Acompanhe o artigo e fique atualizado sobre os principais modelos, aplicações e as vantagens de investir nessa linha.
O que são ventiladores axiais e quais as principais funções?
Os ventiladores industriais do tipo axial se caracterizam por movimentarem grandes volumes de ar, de maneira eficiente, além de possibilitar o resfriamento de objetos e ventilação de alguns espaços.
Existem vários tamanhos e com funcionamento em corrente alternada (CA) e contínua (CC).
Para que isso seja possível, o princípio de funcionamento é semelhante a uma hélice, na qual o ar é transportado na direção axial em paralelo com o eixo giratório do motor.
Vale acrescentar que a tecnologia utilizada no ventilador axial da ebm-papst é denominada HyBlade, oferecendo a mais alta tecnologia e rendimento do mercado, em termos de aerodinâmica.
É importante reforçar também que os diâmetros dos equipamentos podem variar de 130 a 990 milímetros.
Ainda elencando as funcionalidades dos termos técnicos, a vazão pode chegar até 89 mil m3/h, sendo AC ou EC, com controle de velocidade integrado.
Além disso, os aparelhos foram projetados para disponibilizar o melhor rendimento, em termos de vazão com baixa contrapressão e excelente nível de ruído.
As hélices podem ser metálicas, plásticas ou híbridas (HyBlade), de 3 a 9 pás, dependendo do modelo.
Quais as principais vantagens dos ventiladores axiais?
Antes de apontar as vantagens dos ventiladores axiais, é preciso ressaltar que cada modelo tem sua função na aplicação industrial, de modo a melhorarem o desempenho interno da área fabril.
Assim, o ventilador axial se destaca por garantir um fluxo de ar eficiente, desde que a instalação seja realizada no local correto.
A seguir elencamos algumas das vantagens adquiridas com projetos envolvendo esses aparelhos:
Fluxos de ar eficiente
Em razão das pás existentes no aerofólio, os ventiladores axiais geram grande volume de ar, que permanece estável e se mantém em ritmo regular.
Durabilidade
A maioria dos ventiladores industriais são fabricados em alumínio, o que os torna duráveis, confiáveis, leves e fáceis de usar ao mesmo tempo.
Também são produzidos com materiais mais resistentes para ambientes agressivos, equipados com hélices resistentes a faíscas. O ventilador axial desse tipo é ideal para aplicações de alta temperatura.
Manutenção rápida
O design do modelo axial é mais simples do que outras versões industriais, facilitando a manutenção ou conserto quando ocorrem problemas operacionais.
Componentes com maior vida útil
A resistência mecânica e o design do ventilador axial, possibilita que tenha vida útil maior do que outros modelos, desde que tenha uma manutenção e uso correto.
Mais silêncio
Menor ruído mecânico, o que torna o ventilador industrial ideal para algumas aplicações que precisam dessa qualidade.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!