Qual é o ar condicionado mais econômico?
Uma das muitas dúvidas na hora de escolher um ar condicionado diz respeito ao gasto de energia.
Como somos especialistas em climatização, escrevemos esse guia com os principais fatores que garantem uma boa economia de energia durante o uso do ar condicionado.
Na hora da compra, considere seguintes informações:
- Selo de consumo de energia;
- As funções do ar condicionado;
- Tecnologia do aparelho;
- Dimensione a capacidade.
Selo Procel A é um indicativo de economia
Todos os aparelhos eletrônicos contam com o Selo Procel de Classe, que identifica como os aparelhos aproveitam o consumo de energia. A métrica criada pelo Inmetro vai de A a E, sendo que os equipamentos etiquetados com o selo Procel Classe A são os mais eficientes em relação a aparelhos da letra B em diante.
O selo permite que o consumidor saiba de forma rápida e efetiva qual a eficiência energética de cada aparelho, sendo uma primeira e ótima forma de começar a escolher o ar condicionado ideal para sua casa.
Fique atento as funções do ar condicionado
Outro fator que deve ser observado nos modelos de ares condicionados prospectados são as funções que os aparelhos possuem, que podem ajudar na economia de energia.
A função sleep(dormir) por exemplo, reduz a atividade de funcionamento do ar condicionado, com o intuito de manter uma temperatura mais agradável no ambiente durante as horas de sono.
Essa redução de performance do ar condicionado também faz com que o aparelho gaste menos energia durante a noite, pois ele não estará funcionando em sua atividade máxima de climatização, mas sim, dosando seu funcionamento. Outras funções que podem ser eficientes na economia de energia são:
- Função energia: controla a capacidade do compressor em 50 ou 75%;
- Timer: liga e desliga o ar condicionado em horários programados, o que ajuda na economia pois o ar não fica o tempo todo ligado;
- Modo conforto: mantém o ambiente agradável, parecido com a função sleep, evitando o desperdício de energia.
Tecnologia inverter ou dual inverter são mais econômicos
As tecnologias inverter ou dual inverter são essenciais quando o quesito de escolha é a economia.
Os modelos de ar condicionado inverter usam o compressor de forma mais eficaz, fazendo com que, ao chegar na temperatura ideal, ele não se desligue, mas sim, fique em uma frequência de giro mais lenta, sem parar completamente.
Sem esse pico de liga/desliga, com um funcionamento gradual, pode-se economizar até 30% em relação a aparelhos tradicionais.
Já o Dual Inverter parte do mesmo princípio, porém utilizando um rotor duplo, trazendo mais estabilidade e podendo economizar até 70% de energia quando comparado com condicionadores de ar tradicionais.
Dimensione a capacidade do ar para o ambiente
Uma ótima forma de garantir maior eficiência do seu ar condicionado e, por consequência, consumir menos energia, é entender qual a potência ideal do aparelho (em BTUs) para o ambiente que ele será instalado.
- Um ar condicionado com pouca capacidade para refrigerar um ambiente acaba gerando gastos a mais na conta de luz, já que o aparelho “trabalha” mais para dar conta.
- Ao contrário também é ruim, pois um ar potente demais para ambientes que não precisam de tanta performance acaba gastando energia desnecessária.
Para isso, nós criamos a calculadora de BTUs, que ajuda você a escolher a configuração certa de BTUs. Para que o cálculo seja preciso, você informa a calculadora as dimensões do cômodo, quantas pessoas costumam usá-lo, os eletrônicos no espaço, janelas e exposição ao sol (pela manhã, tarde ou dia todo).
muito legal esse site parabéns pelo conteúdo.