CARACTERÍSTICAS
O Suva® HP81 é um Fluido Refrigerante a base de HCFC desenvolvido pela DuPont, indicado para a substituição do R-502, em equipamentos existentes de baixas e médias temperaturas de evaporação (temperaturas acima de –26°C). Pode ser uma opção para Retrofit*.
ESPECIFICAÇÕES
Classificação ASHRAE: R-402B
Aplicações
Refrigeração Comercial e Industrial.
Benefícios
O Suva® HP81 proporciona uma maior eficiência e capacidade energética em sistemas, onde temperaturas de descarga mais altas não criem dificuldades operacionais;
Mais apropriado para sistemas de temperatura média com máquinas de gelo.
Possui temperatura de descarga mais baixa que a do R-502, o que pode prolongar a vida útil do compressor;
HCFC: apresenta um baixo potencial de degradação da camada de ozônio;
Baixa toxicidade, similar ao R-502;
Não é inflamável.
Performance Esperada
O Suva® HP81 oferece a maior eficiência energética em comparação com o R-502, com uma capacidade de refrigeração ligeiramente melhor. No entanto, a maior quantidade de HCFC-22 na composição do Suva® HP81, resulta em uma maior temperatura de descarga do compressor até 14K mais alta. Isto torna o Suva® HP81 mais apropriado para sistemas de temperatura média, como máquinas de gelo.
É utilizado preferencialmente em situações em que uma maior eficiência e capacidade energética forem necessárias e onde temperaturas de descarga mais altas não criem dificuldades operacionais.
Considerações para o Uso
O Suva® HP81 é compatível com os lubrificantes a base de óleo mineral (OM) ou alquibenzeno (AB).
A experiência em campo demonstrou que o Suva® HP81 funciona de maneira bem-sucedida com óleo mineral em muitos sistemas nos quais o retorno do óleo não é um problema.
É recomendável verificar as orientações dos fabricantes do equipamento quanto ao tipo de óleo e carga ideal.
Em caso de vazamento, pode-se completar a carga de fluido refrigerante durante o serviço de manutenção sem a remoção de todo o produto (fluido refrigerante), desde que o sistema esteja com Suva® HP81 e que a carga seja feita na fase líquida.
*Os HCFCs já tem sua eliminação prevista no Protocolo de Montreal.