Consertar máquina de lavar: quando vale a pena e como fazer?

Imagine o seguinte cenário: você pega toda a roupa suja da semana, vai até a área de serviço, separa as peças por tipo e cor, coloca na máquina, ativa as funções desejadas… e o aparelho não funciona. Isso ou o seu eletrodoméstico já vem pifando há muitos dias. E então, será que vale a pena consertar máquina de lavar?

Pois bem, essa resposta depende de alguns fatores. Se higienizar as roupas é uma tarefa que não pode esperar (e lavar à mão nem sempre é uma possibilidade), é importante analisar se compensa contratar alguém, consertar por conta própria,  comprar um novo aparelho ou ainda contar com o apoio de uma lavanderia. Saiba mais! 

Afinal, quando vale a pena consertar máquina de lavar?

É claro que, diante de algum problema na máquina, o ideal é consertar o aparelho e prolongar sua vida útil, poupando os gastos com um novo eletrodoméstico. 

A verdade, no entanto, é que é preciso analisar  alguns fatores de perto – a depender de cada caso, investir na manutenção pode não ser nada interessante. 

Dessa forma, investigue os seguintes pontos antes de considerar o conserto de máquina de lavar

  • o valor do aparelho em relação a um novo;
  • o tempo de uso;
  • o consumo de energia da sua máquina. 

Para calcular o valor, a dica é levantar um orçamento e verificar se os custos com mão de obra, possíveis peças e outros valores associados ultrapassam os 30% – 40% do preço de uma máquina nova. Caso seus gastos fiquem abaixo desse teto, apostar no conserto costuma valer a pena. 

Quanto ao tempo de uso, o mais indicado é entrar em contato com o SAC ou atendimento da marca fabricante do seu aparelho e se informar sobre a vida útil do modelo. 

Nesse sentido, se sua lavadora tem uma duração estimada de 10 anos e já tem 8 anos quando apresentou o problema, por exemplo, a manutenção não é uma ideia vantajosa. Ainda que você resolva a questão atual a um preço relativamente baixo, é provável que a máquina comece a apresentar outras falhas em pouco tempo. 

Por fim, observar o consumo de energia é outro ponto bastante importante em se tratando de consertar máquina de lavar. É possível que seu modelo de aparelho esteja obsoleto em termos de gasto energético, pesando na conta de luz. 

De maneira geral, as orientações mais importantes incluem verificar se o problema tem reparo simples e se seu eletrodoméstico está em bom estado. Vale a pena, ainda, levantar preços em ao menos duas assistências/lojas, obtendo uma noção mais precisa de um orçamento justo. 

Como consertar máquina de lavar: dicas para reparos mais simples 

É claro que determinadas falhas são mais graves e exigem conhecimento técnico, demandando a assistência de empresas autorizadas ou profissionais do ramo. 

Se você está se perguntando como consertar máquina de lavar por conta própria, porém, a boa notícia é que algumas situações mais básicas podem ser resolvidas – e você pode voltar a lavar suas roupas com mais rapidez e economia. 

Providências para tomar antes da manutenção 

  • Antes de tudo, investigue se a tampa da máquina está bem vedada. É importante checar se não há obstrução do fechamento devido a restos de sabão ou mesmo resquícios dos tecidos; 
  • Você tem certeza de que sua máquina está recebendo energia? O problema pode estar aí! Verifique a fiação, tomada, conectores e interruptores. Vale checar também se há curto-circuitos ou fusíveis queimados no painel do aparelho;
  • Confira se as mangueiras que drenam a água e o sabão estão bem posicionadas, sem dobras. Cheque também se as torneiras estão ligadas. 

Conserto de problemas de enchimento de água 

A máquina enchendo “de mais ou de menos” é um problema recorrente quando o assunto é consertar máquina de lavar. Nesse caso, a raiz da questão costuma estar na mangueira que distribui a água: confira se ela apresenta algum dano ou desgaste. 

Se houver algum defeito, a boa notícia é que a mangueira raramente precisa ser trocada. Uma solução eficiente é cortar cerca de 2 cm do objeto para retirar a parte danificada, usando um adaptador para instalar novamente a mangueira na lavadora. 

Conserto de máquina que rasga e danifica roupas 

Essa situação costuma acontecer nas máquinas mais antigas, nas quais a bacia e o agitador já têm um bom tempo de uso e adquirem uma superfície mais áspera. Com isso, o resultado muitas vezes são roupas rasgadas e com leves estragos. 

Uma primeira recomendação para esse problema é tentar lixar essas peças delicadamente, removendo a maior parte da aspereza. Quando o dano é mais intenso, a solução é trocar as peças ou investir em um novo eletrodoméstico (considerando a vida útil do aparelho, essa alternativa tende a ser mais vantajosa). 

Atenção: se você pretende trocar as peças por conta própria, não se esqueça de antes retirar a máquina da tomada. O procedimento envolve desparafusar a tampa e a tina, retirando-as para fazer a substituição.  

Conserto do timer 

E se o timer não funciona? Nesse caso, retire a tampa do painel e veja se há algum fio danificado ou que se rompeu. Vale lembrar que, na maioria das vezes, os problemas elétricos são as causas de erros no timer.  

Dessa forma, você pode verificar se há danos na fiação e na distribuição de energia com a ajuda de um voltímetro. Tome cuidado: não manipule os fios com as mãos, use alicates próprios. 

Caso o problema não esteja na fiação, será preciso substituir o timer. 

Extra: limpe sua máquina! 

É isso mesmo: as lavadoras também precisam ser limpas para continuar apresentando um bom desempenho. Atenção às seguintes dicas para evitar falhas e problemas: 

  • após lavar peças de algodão e outros tecidos que deixem fiapos e resíduos na tina, remova esses resquícios; 
  • para prevenir que a sujeira e os restos de produtos de limpeza se acumulem no painel e na porta/tampo da máquina, limpe o local regularmente;
  • limpe os nichos utilizados para colocar sabão e amaciante, que podem causar mau cheiro nas roupas se não forem higienizados. Uma receita eficaz é colocar vinagre branco nesses locais e fazer um ciclo completo de lavagem. Se o mau cheiro persistir, um truque mais potente é lavar a parte interna da bacia ou tina da máquina com uma solução de detergente neutro e amônia. 

Evite o desgaste da máquina: roupas leves em casa, peças pesadas na lavanderia 

Sim, a higienização de peças mais volumosas como cortinas, travesseiros, tapetes e mesmo jogos de cama na máquina de lavar pode desgastar e danificar seu aparelho muito mais rápido. 

É importante lembrar, ainda, que é fundamental checar a capacidade do seu eletrodoméstico – muitos modelos não suportam o peso desses itens. 

Nesse sentido, uma ótima recomendação é contar com toda a praticidade e profissionalismo de uma lavanderia delivery para higienizar as peças pesadas, deixando as roupas do dia a dia para a lavadora de casa. 

Com isso, você não apenas prolonga a vida útil do seu aparelho e evita danos, como também usufrui da limpeza profunda e de qualidade que só uma boa lavanderia pode proporcionar. 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *