A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO EM EQUIPAMENTOS FRIGORÍFICOS

A manutenção preventiva em equipamentos frigoríficos é de suma importância. Geralmente os equipamentos frigoríficos operam em áreas de muita responsabilidade, na conservação de produtos perecíveis de toda ordem e, sua eventual quebra pode causar grandes danos e prejuízos. Daí a importância de mantê-los sempre em ordem e com sua vida útil sob controle.

Normalmente os equipamentos frigoríficos, notadamente os que operam em baixa temperatura, estão submetidos a condições de alto stress e, costumeiramente funcionam por no mínimo 18 horas por dia ao longo de todo ano. Tal regime de trabalho ocasiona níveis de desgaste elevadíssimos, que, sem os devidos cuidados acaba por reduzir em muito a vida útil dos equipamentos. Alguns cuidados relativamente simples trazem resultados muito importantes na continuidade do funcionamento destas máquinas.

Cuidados simples como reaperto das conexões elétricas sem dúvida evita queima de motores elétricos e outros componentes eletrônicos. O reaperto mensal destas conexões é simples e de grande efeito garantidor. Outro cuidado simples que basicamente depende de observação visual é a verificação de eventuais vazamentos de fluido refrigerante, que pode ser notado por manchas de óleo ao longo das tubulações. Notando-se este sinal, ou verificando os visores de liquido com alguma borbulha, que indica falta de fluido refrigerante deve-se buscar o ponto de fuga e com cuidado reapertar as conexões que possam ter afrouxado devido às variações de temperatura do conjunto que causa contração e dilatação dos componentes, eventualmente levando à estes vazamentos.

Todos os sistemas funcionam necessariamente com óleo lubrificante. Outro ponto importante para a boa conservação dos equipamentos é a observação do estado do óleo. Todos os sistemas tem visores para que se possa inspecionar a coloração do lubrificante. Notando-se alteração da cor é importante retirar uma amostra para análise laboratorial quanto à integridade do elemento lubrificante. Também todo sistema é dotado de filtros, tanto para o óleo como para o fluido refrigerante. A troca periódica destes filtros representa um custo muito baixo e garante boas condições de funcionamento para os sistemas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *