Água limpa? Como identificar se a água é própria para consumo?

Cada vez mais estamos em busca de produtos saudáveis e que nos proporcionam mais qualidade de vida. E nessa busca, uma água limpa tem que ser uma das prioridades para não colocar tudo a perder.

Mas como identificar se a água é própria para o consumo? Água da torneira serve? E a do filtro? São muitas dúvidas para um líquido essencial para nossa existência, não é mesmo?

Por isso, neste texto, vamos contar tudo sobre água limpa e quais as principais características para ela ser própria para o consumo! Confira!

Qual é a importância da água limpa?

Beber água é fundamental para o organismo. Ela ajuda a controlar nossa temperatura, a distribuir melhor os nutrientes e ter uma melhor digestão. Agora para você não ver sua saúde indo por água abaixo, é preciso analisar se a água é limpa. Se ela não está, por exemplo, contaminada.

Consumir água contaminada pode representar um perigo para a saúde, tanto a curto como a longo prazo. Água contaminada pode acarretar doenças como cólera, hepatite A, leptospirose, giardíase, ainda mais em crianças e idosos, que sofrem com alterações no sistema imunológico.

Muitas dessas doenças são causadas por micro-organismos, que assim como nós, precisam de água para sobreviver. Mas essas doenças chegam até nós quando a água não passa por tratamentos de limpeza e de purificação que elimina os micro-organismos que contaminam a água.

Isso piora em países que não têm qualidade no saneamento básico, como o Brasil, onde apenas 66% das casas têm acesso à rede, segundo o Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).

Quais as dicas para saber se a água está limpa?

Para saber se a água está realmente limpa, você pode ficar atento a algumas características dela e, com isso, analisar os riscos de consumi-la. A água não pode ter cor, cheiro e nem gosto. Então comece por estes fatores:

  • Cor: pegue o copo de água e coloque contra a luz. Assim, você consegue ver nitidamente se ela está incolor ou se há algo nela, como partículas sólidas. Se você conseguir ver através do copo, é um bom sinal;
  • Cheiro: cheire a água para notar se tem algum cheiro específico. A água que não está própria para consumo pode ter odores. Se a água tiver algum cheiro, não consuma;
  • Sabor: não é o mais recomendável provar água que você não conheça a procedência. Se você não estiver seguro da qualidade dela, não tome.

Neste último caso, se for possível, você pode pedir uma análise para um laboratório. Porque mesmo que a água seja cristalina e não tenha cheiro, ela pode conter micro-organismos que fazem mal para a saúde.

Uma portaria da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) define os padrões de água boa para o consumo. O laboratório fará testes de acordo com essa portaria e analisará os padrões para o consumo humano.

Mas, para facilitar o seu dia a dia, você pode contar com purificadores de água, que vão retirar as substâncias contaminantes da água e também melhorar a qualidade dela.

Quais os malefícios de beber água imprópria?

Como já dissemos, beber uma água imprópria para o consumo pode trazer vários problemas de saúde. Por isso, na dúvida sobre a qualidade da água, não consuma.

Dentre as doenças provocadas por tomar água contaminada estão:

  • Leptospirose;
  • Infecção intestinal;
  • Diarreia;
  • Vômitos;
  • Febre tifoide;
  • Hepatite A;
  • Cólera.

Assim, você terá certeza de estar tomando água limpa e potável. Lembre-se de que mesmo que a água seja tratada em uma estação de água na sua cidade, até chegar à torneira ela pode se contaminar no caminho.

Se você se interessou comercializamos purificadores e se quiser ter uma água com mais qualidade em casa, confira nossa linha de produtos!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *